terça-feira, 30 de outubro de 2007

Levante, resista...

Olá a todos!

No clássico anarquista "A Alma do Homem Sob o Socialismo", Oscar Wilde aponta a necessidade de se libertar da imposição de viver para outrem, uma vez que todo o altruísmo forçado ao qual a maioria de nós é forçado a se submeter, acaba por gerar uma miséria ainda maior pois os males nos quais estamos afundados acabam por se impregnar em nós resultando numa sorte não muito promissora.
Dessa forma, Wilde aponta que para uma profunda transformação da sociedade, é necessário que ao se reconstruir esta, procure estruturar os seus alicerces sem que seja possível a pobreza. Não a pobreza material, mas sim a espiritual, pois para Wilde os piores senhores eram os que se demonstravam mais bondosos com os seus escravos, impedindo-lhes de perceber o quão é horroroso o sistema fétido em que vivemos. Mesmo que as melhores intenções revestam as nossas ações, viver da arte da caridade não fará com que as mazelas do mundo sejam superadas.
Antes, é preferível primeiro sofrer as agruras de toda esta teia que nos envolve, e assim poder se armar com a armadura da mudança, com a lança da indignação e poder cuspir na máquina ventríloqüa, que manipula seus fantoches ao seu sádico prazer. Como o próprio Wilde afirmou " a desobediência é aos olhos de qualquer estudioso de História, a virtude original do Homem", assim nos é necessário desobedecer, gritar, espernear ao invés de ficar se esforçando para tornar a realidade menos suportável...

Afinal, aquele que diz a verdade, cedo ou tarde será descoberto...

Nenhum comentário: